Light Effects



Last Update: 2013.01.07
Script Download
Light Effects Graphics


This scripts allow to add varied light effects to the maps. But it works different from other scripts with this function. Normally, light effect scripts add images above the events, and then the screen is tone is changed, with the images staying bellow the darker layer. This script add an new darkened layer, and apply the light effect images on this layer.


Requires the Victor Engine – Basic Module

Full instructions at the header of the script.


Was this useful for you? Consider lending a hand by becoming my patron at Patreon, so I can continue creating content to help you and many other developers.


  1. Will you fix the bugs that were reported in the old blog in this and other Ace scripts?

    Like

  2. Olá Victor!
    Primeiramente, me perdoe por estar escrevendo em português, não sei se é permitido, porém prefiro correr este risco do que tentar escrever todo o texto em inglês, pois ainda não o domino completamente, então vamos lá.

    Você muito provavelmente não se lembrará de mim, mas uma certa vez, há muito tempo atrás, estive lhe pedindo que me ensinasse como usar de um dos seus scripts “Animated Battle”. Cetamente ele possui um enorme guia, porém totalmente em inglês, idioma que na época eu não entendia quase nada. Como de costume, sua resposta foi algo que aparentemente pode ser visto como ignorância: “Leia o guia!”. Eu certamente guardei rancor de você por muito tempo, mas, de certa forma, continue batalhando para aprender a usar aquele magnifico script. Depois de tanto tempo, além de eu ter aprendido os fundamentos para uso do script, aprendi algo ainda mais valioso, que no caso é correr atrás do que preciso eu mesmo. Suas palavras podem ter sido duras, mas acredito que sem elas, não teria evoluído tanto quanto evolui. Acredite, sou muito grato pelo que me disse aquele dia… Um simples “Leia o guia!”.

    Agora sem mais falações, perdão por ter me prolongado tanto. Vou direto ao ponto, estava fazendo testes referentes as iluminações em meu projeto e dei por vista que esse script (Light Effects) é perfeito para ele. Porém, há algumas coisas que eu gostaria de lhe perguntar. Acredito que são coisas simples, espero que possa me responder. Tudo bem?

    1 – É possível adicionar a sombra (Shade) nas batalha? Não que eu pretenda usar iluminação nelas, é que ao usar o Shade, eu acabo por não mudar muito a “Cor da Tela”, então quando se entra em uma batalha, a tela acaba estando extremamente mais clara, diferente do que vemos no mapa, devido ao Shade. Por isso gostaria de saber… É possível adicionar o Shade nas batalhas?

    2 – Existe alguma forma de estabilizar as imagens nos eventos? Não que elas não estejam fixas, mas quando o jogador está com uma velocidade acima do “normal”, como por exemplo correndo, a imagem da iluminação acaba dando umas tremidas. Então… Há alguma coisa que eu possa estar fazendo para arrumar isso?

    Bem, são apenas essas as minhas duvidas, espero que eu não tenha me prolongado demais e que você possa estar me ajudando. De qualquer maneira, obrigado se leu até aqui.

    Abraços!

    Like

    • 1 – Não, exatamente por não poder usar a iluminação na batalha eu decidi deixar desabilitado (diferente por exemplo do script de fog que tem essa opção).
      2 – Na linha 756 (considerando que nada foi mudado) tem esse código:

      return unless Graphics.frame_count % 2 == 0 || forced

      Ele foi adicionado para reduzir o lag em PCs mais lentos. Você pode remove-la para deixar as luzes mais suaves, mas pode afetar a perfomance em mapas com muitas luzes ou em pcs mais fracos.

      Like

      • Muito obrigado por esclarecer minhas duvidas!

        Quanto a primeira, tentarei outros meios de deixar as tonalidades de tela e de batalha semelhantes. Oque estava ocorrendo, é justamente o fato de eu estar usando fogs, então como o Shade não afeta a cor de tela em batalha, a fog fica branca e sem o efeito de escuro. De toda forma, isso é uma coisa minima e não afetará tanto o jogo, devo conseguir encontrar algum método de arrumar facilmente.
        Estou muito feliz pela resolução na minha segundo dúvida, era justamente isso que estava precisando. Vou estar fazendo alguns testes em outros PCs com a linha removida, dai decidirei se deixarei sem ela.
        Mas bem, de agora em diante é problema meu, o importante é que sanastes minhas duvidas.

        Muito obrigado pela resposta Victor e parabéns pelos ótimos scripts!

        Like

  3. Hi Victor Is there any way to set the Shade to be before the pictures? Cause my picture are now layered below ;(

    Like

  4. Hey Victor, thanks for reply! 🙂 Can you tell me what I have to edit/write in your script? I was looking at the basic scripts (Game_Picture and Sprite_Picture), but I couldn’t find anything about layers. So I have no idea what to add..

    Liked by 1 person

Leave a comment